quarta-feira, 11 de maio de 2016

Ossesio solicita antecipação na vacinação contra H1N1 em todas as regiões de Pernambuco

Na tentativa de conter um surto da gripe H1N1 em Pernambuco, o deputado Ossesio Silva (PRB), membro  da Comissão de Saúde e Assistência Social, fez um apelo ao governo estadual para que antecipe as medidas preventivas na rede pública de saúde para diversas regiões do estado. Em expediente aprovado pela Assembleia Legislativa nesta semana Ossesio solicitou, entre outras ações, a antecipação da vacina conta o vírus da gripe.

“As vacinas já foram autorizadas pelo Ministério da Saúde e estão disponíveis no mercado, por isso, é preciso o investimento na sua urgente aplicação em diversos municípios pernambucanos”, justificou Silva.

O surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada pelo vírus H1N1, atingiu Pernambuco, foram notificados 238 casos de SRAG, com 19 confirmações de influenza A H1N1. Provocando 4 mortes neste ano no estado. Várias mortes já foram registradas no país.

Atualmente a vacina recomendada pelo Ministério da Saúde é a “trivalente” que protege contra as gripes H1N1, H3N2 e B. A transmissão de pessoa para pessoa ocorre especialmente pela tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Por isso, recomenda-se lavar as mãos constantemente. As solicitações foram aprovadas por unanimidade pelo Poder Legislativo.

Texto: Thiago Gouveia 


Foto: Jacqueline Calazans 

Nenhum comentário:

Postar um comentário